Certificado Digital A1

Thassiely De AraÚjo Fernandes Moreira30/07/2025

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Neste artigo, você vai aprender o que é o Certificado Digital A1, como enviá-lo para a ADVBOX e utilizá-lo para monitorar tribunais eletrônicos com mais segurança e agilidade.

O que é o Certificado Digital A1?

O Certificado A1 é um arquivo digital instalado no computador, utilizado por advogados para acessar sistemas judiciais, assinar documentos e autenticar seu acesso com segurança.

Diferente do Certificado A3 (usado via token, pen drive ou nuvem), o A1 permite automações e não depende de dispositivos físicos.
❗Por isso, será necessário que os advogados emitam um A1 o quanto antes para utilizar o novo sistema de monitoramento da ADVBOX.

Como enviar o Certificado A1 para a ADVBOX

Agora é possível monitorar os tribunais eletrônicos com mais segurança e agilidade usando o Certificado Digital A1.

Requisitos:

  • Somente Certificados A1 (formatos .pfx ou .p12) são aceitos
  • Certificados A3 (token, pen drive ou nuvem) não são aceitos
  • O certificado é criptografado e armazenado com segurança
  • Uso restrito ao acesso dos tribunais que você selecionar

Passo a passo para envio:

1 Acesse o menu de Configurações
Acesse o menu Configurações > Termos Monitorados.
2 Inicie o envio
Clique em "Envie o seu certificado digital".
3 Clique em enviar
Clique em "Envie o certificado".
4 Selecione o arquivo
Selecione o arquivo A1 do seu computador.
5 Salve o certificado
Clique em "Salvar certificado".
6 Confirme o envio
Confirme o envio para finalizar o processo.

E depois do envio?

⚠️ ATENÇÃO: o envio por si só não ativa o monitoramento!

Após o envio do certificado, você precisa acessar novamente Configurações > Termos Monitorados e vincular o certificado aos termos já cadastrados.
‼️Esse passo é OBRIGATÓRIO
para que o sistema comece a usar o certificado no monitoramento dos tribunais.

Após o envio do certificado e vincular aos termos já cadastrados, a sincronização ocorrerá automaticamente na próxima leitura do sistema, que acontece ao longo do dia.

Assim que o certificado for validado, você terá as seguintes funcionalidades disponíveis:

  • No menu Termos Monitorados, você poderá escolher qual certificado utilizar para cada termo cadastrado
  • Você não precisará mais digitar usuário e senha para acessar os tribunais compatíveis
  • Se o certificado tiver QR Code, escaneie — isso dispensa a senha
  • Se não houver QR Code, será necessário inserir a senha manualmente
  • O sistema só substituirá login e senha pelo uso do certificado A1 após a validação do arquivo enviado.

Importante:

  • A mudança para o uso de certificado A1 deve ser feita até 10 de agosto
  • A partir dessa data, login e senha funcionarão temporariamente, até ocorrer alguma desincronização
  • Após isso, apenas o uso de certificado A1 será aceito para garantir estabilidade e segurança no monitoramento automático

Tribunais que ainda não aceitam Certificado A1

Nos tribunais listados abaixo, o acesso continuará sendo feito com login e senha:

  • PROJUDI PR, BA, ES, RN, RR, GO, AM, PE
  • SEEU

Dica: O uso do Certificado Digital A1 garante maior segurança e estabilidade no monitoramento automático dos tribunais, eliminando problemas de desincronização comum com login e senha.