Certificado Digital A1
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Neste artigo, você vai aprender o que é o Certificado Digital A1, como enviá-lo para a ADVBOX e utilizá-lo para monitorar tribunais eletrônicos com mais segurança e agilidade.
O que é o Certificado Digital A1?
O Certificado A1 é um arquivo digital instalado no computador, utilizado por advogados para acessar sistemas judiciais, assinar documentos e autenticar seu acesso com segurança.
Diferente do Certificado A3 (usado via token, pen drive ou nuvem), o A1 permite automações e não depende de dispositivos físicos.
❗Por isso, será necessário que os advogados emitam um A1 o quanto antes para utilizar o novo sistema de monitoramento da ADVBOX.
Como enviar o Certificado A1 para a ADVBOX
Agora é possível monitorar os tribunais eletrônicos com mais segurança e agilidade usando o Certificado Digital A1.
Requisitos:
- Somente Certificados A1 (formatos .pfx ou .p12) são aceitos
- Certificados A3 (token, pen drive ou nuvem) não são aceitos
- O certificado é criptografado e armazenado com segurança
- Uso restrito ao acesso dos tribunais que você selecionar
Passo a passo para envio:
E depois do envio?
⚠️ ATENÇÃO: o envio por si só não ativa o monitoramento!
Após o envio do certificado, você precisa acessar novamente Configurações > Termos Monitorados e vincular o certificado aos termos já cadastrados.
‼️Esse passo é OBRIGATÓRIO para que o sistema comece a usar o certificado no monitoramento dos tribunais.
Após o envio do certificado e vincular aos termos já cadastrados, a sincronização ocorrerá automaticamente na próxima leitura do sistema, que acontece ao longo do dia.
Assim que o certificado for validado, você terá as seguintes funcionalidades disponíveis:
- No menu Termos Monitorados, você poderá escolher qual certificado utilizar para cada termo cadastrado
- Você não precisará mais digitar usuário e senha para acessar os tribunais compatíveis
- Se o certificado tiver QR Code, escaneie — isso dispensa a senha
- Se não houver QR Code, será necessário inserir a senha manualmente
- O sistema só substituirá login e senha pelo uso do certificado A1 após a validação do arquivo enviado.
Importante:
- A mudança para o uso de certificado A1 deve ser feita até 10 de agosto
- A partir dessa data, login e senha funcionarão temporariamente, até ocorrer alguma desincronização
- Após isso, apenas o uso de certificado A1 será aceito para garantir estabilidade e segurança no monitoramento automático
Tribunais que ainda não aceitam Certificado A1
Nos tribunais listados abaixo, o acesso continuará sendo feito com login e senha:
- PROJUDI PR, BA, ES, RN, RR, GO, AM, PE
- SEEU
Dica: O uso do Certificado Digital A1 garante maior segurança e estabilidade no monitoramento automático dos tribunais, eliminando problemas de desincronização comum com login e senha.