Principais dúvidas sobre Certificado A1
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Este artigo reúne as dúvidas mais comuns sobre o certificado digital A1.
Dica: Caso ainda não possua um certificado A1, você pode adquiri-lo com qualquer autoridade certificadora de sua preferência.
Já possuo um certificado A1. Como encontrar o arquivo?
O arquivo do certificado normalmente é enviado pela certificadora para o seu e-mail no momento da contratação. Se já estiver salvo no seu computador, é possível localizá-lo facilmente:
No Windows
No MacOS
Importante: O certificado A1 aceito pela ADVBOX deve ser instalado primeiro em um computador Windows. Depois, se desejar usá-lo no MacOS, faça a exportação (backup) a partir do Windows.
Por que a ADVBOX aceita apenas o certificado A1 de Pessoa Física ?
O A1 é um arquivo digital seguro, que permite automação contínua das consultas em tribunais com autenticação em dois fatores (2FA). Ele pode ser instalado no ambiente seguro da ADVBOX, permitindo que as consultas ocorram sem a necessidade de intervenção manual.
O A3, por outro lado:
- É físico (token ou cartão com leitora)
- Exige conexão manual e inserção de senha a cada acesso
- Essa dependência inviabiliza a automação diária
Além disso, seguindo o padrão técnico do mercado, a infraestrutura de automação não é compatível com a leitura automática de certificados A3.
Por que não é aceito o certificado A1 de Pessoa Jurídica?
Isso ocorre por uma limitação técnica dos tribunais:
- Sistemas como o ESAJ não vinculam contas ao CNPJ, apenas ao CPF do advogado
- Por esse motivo, o certificado de pessoa jurídica não possibilita as consultas automatizadas em tribunais como TJSP, TJMS e TJAL
Já tenho certificado A3. Posso emitir um A1 também?
Sim. Eles são credenciais diferentes e podem coexistir.
- O A1 será usado para automação na ADVBOX
- O A3 continuará funcionando normalmente para seus outros usos
Como funciona a captura de andamentos usando o certificado?
Quantos certificados posso cadastrar?
A ADVBOX permite cadastrar mais de um certificado digital.
Possíveis motivos para erro no cadastro do certificado
- O certificado não é do tipo A1 (único aceito)
- O arquivo não está no formato .pfx ou .p12
- Dados incorretos: nome/identificador, senha, UF ou número da OAB
- Arquivo corrompido — necessário contatar a certificadora
- Certificado expirado — o A1 costuma ter validade de 1 ano
Se nenhuma das opções acima resolver, entre em contato com o Suporte ADVBOX. Preciso de suporte .
Dica Final: Mantenha o certificado válido e atualizado para evitar interrupções nas consultas automáticas.