Neste artigo, você poderá entender como utilizar corretamente as principais datas no controle financeiro do escritório.
Data de vencimento #
A data de vencimento é a data na qual um pagamento está planejado para ocorrer, seja uma despesa ou receita.
O preenchimento correto da data de vencimento permite que você tenha os relatórios com a previsão de receitas e despesas de cada mês, e também os relatórios de pagamentos em atraso, ou seja, receitas e despesa em aberto registrados com data de vencimento inferior a data atual.
Data de competência #
A data de competência deve ser preenchida com o mês onde o evento ocorreu, tanto receitas quanto despesas, assim você garante o registro no sistema financeiro de acordo com a data da ocorrência, independente do pagamento ter sido realizado ou não.
Um exemplo prático, caso você faça o parcelamento dos honorários iniciais em Junho de 2021 no valor de R$1.000,00 em duas vezes, neste caso, independente das datas de vencimento e pagamento de cada parcela, a data da competência deve ser 06/2021, pois foi a data onde ocorreu a emissão da cobrança dos honorários ao cliente, o mesmo se aplica para as despesas.
A partir da data de competência que você registrou em cada lançamento do financeiro é que a ADVBOX gera a visualização no financeiro do filtro por Data de Competência, e nos relatórios extraídos em excel, calcula automaticamente o Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC) do respectivo mês.
Data de pagamento #
A data de pagamento deve ser preenchida com a data de quando foi realizado o pagamento de uma receita ou despesa, ou seja, quando houve a entrada ou a saída do dinheiro do seu banco ou baixa, independente se o pagamento foi realizado com uma data diferente na qual era o vencimento.
A partir da data de pagamento que você registrou em cada lançamento do financeiro é que a ADVBOX gera a visualização no financeiro do Fluxo de Caixa e nos relatórios extraídos em excel, calcula automaticamente o Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC) do respectivo mês.