Tipos de ação são os assuntos específicos a serem tratados no processo, seja ele administrativo, judicial ou consultoria e serviços.
Os Tipos de ação devem ser detalhados e com o maior número de possibilidades, visando esclarecer bem cada ação que está sendo ingressada. Mas tome cuidado, criar tipos de ações demais que serão feitas uma única pode gerar muita diversificação de ações e isso irá atrapalhar a análise de quanto cada tipo de ação pode render pro seu escritório. Alguns exemplos de tipos de ação são danos morais, indenizatória trabalhista reclamado, revisão de aposentadoria art. 29, etc.
Entretanto, todo tipo de ação deverá pertencer a algum Grupo de Ação, de forma a permitir que se estabeleça estatísticas comuns e procedimentos semelhantes no controle e acompanhamento dessas ações em cada fase processual.
Um exemplo prático para organizar os tipos de ação seria colocar o tipo de ação Revisão de aposentadoria no grupo de ação Previdenciário. E não faria sentido colocar o tipo de ação Revisão de aposentadoria no grupo de ação Trabalhista.
Cadastrando um Tipo de Ação pelo menu Configurações #
Pode-se cadastrar novos Tipos de Ação em dois locais:
- Acesse o menu lateral Configurações;
- Acesse a aba Tipo de Ação;
- Clique no botão
- Preencha o formulário e Salve os dados.
Como cadastrar um Tipo de Ação no cadastro do processo #
Quando você estiver cadastrando um novo processo e digitar no campo Tipo de Ação algum nome que não esteja previamente cadastrado, o sistema vai sugerir esse novo cadastro, conforme a imagem logo abaixo.
Como movimentar os processos de um Tipo de Ação para outro em lote #
- No menu lateral, clique em Configurações;
- Acesse a aba de Tipos de Ação;
- Encontre o tipo que deseja mover;
- Clique na SETA para mover para movimentar os processos para outro Tipo de Ação;
- Escolha o Novo Tipo de Ação e digite CONFIRMAR;