O que são as intimações judiciais eletrônicas?

Intimação é o ato por meio do qual os advogados tomam ciência dos atos e termos de um processo, para que possam manifestar-se em nome de seus representados.

Comumente, as intimações são publicadas em diário oficial, no entanto, com a digitalização do judiciário cada vez maior, sistema como Pje, E-Proc, PROJUID e outros em consonância com o estabelecido na Lei 11.419/06 que dispõe que as intimações por meio eletrônico devem ser realizadas em área de acesso específica no site do Tribunal exigem que os advogados acessem os mencionados sistemas para tomar ciência dos atos pois estes não são mais publicados no diário oficial.

Sendo assim é necessário sempre estar atento as mudanças do judiciário para garantir que o escritório não perca nenhum prazo.


Quais as diferenças entre intimações do diário oficial e intimações eletrônicas? #

Conforme mencionado alhures, existem dois tipos de intimação. As publicadas no diário oficial e as que são disponibilizadas eletronicamente nos sistemas de processos eletrônicos.

As intimações publicadas em diário oficial ocorrem quando o servidor cadastra a intimação no jornal eletrônico do tribunal e a informação é disponibilizada ao final do dia.

Já no caso das intimações eletrônicas, a intimação é disponibilizada para consulta dentro do próprio sistema (Pje, E-Proc, PROJUID e outros) que o advogado deve acessar com o certificado digital ou senha para tomar ciência dos atos.


Como ocorre a contagem do prazo? #

No caso das intimações via diário oficial, os prazos têm início no primeiro dia útil após a publicação.

Diferentemente das intimações eletrônicas, pois após a disponibilização no sistema, o advogado terá até 15 dias (prazo pode variar dependendo do Estado) para realizar a leitura. Caso não o faça dentro deste período, o sistema irá realizar a leitura automática e então o prazo começará a correr.


Como não perder prazos e intimações no escritório? #

A justiça brasileira está migrando para o digital e é cada vez mais comum os processos que tramitavam de forma física serem digitalizados e migrados para sistemas como o Pje e outros.

Sendo assim cabe ao advogado estar atento à essas mudanças para que possam acompanhar todos os atos dos processos.

Visando facilitar a vida dos nossos clientes, a ADVBOX busca estar sempre alinhada com as novidades dos tribunais de todo o país e por isso, já disponibiliza a maior cobertura de intimações eletrônicas do Brasil para que possam receber as publicações dos diários oficiais e as intimações eletrônicas dos sistemas de processos eletrônicos.

Veja neste artigo como habilitar as Intimações Eletrônicas.

Veja neste artigo todos os tribunais que a ADVBOX monitora Intimações eletrônicas e Publicações.


Distribuído porBetterDocs