Criando um modelo de documentos padrão

Neste artigo, você poderá conferir o passo a passo de como criar um modelo como base para cadastrar diversos padrões nos gerador de documentos.

O principal objetivo dos modelos de documentos da ADVBOX, é dar agilidade na geração de documentos recorrentes, como, contratos, procurações, petições e outros tipos de documentos.

Sempre crie um modelo padrão no começo, para que você consiga duplicar a formatação com logotipo, cabeçalho e rodapé para os outros modelos.

Criando um modelo padrão #

  1. Acesse o menu lateral Modelos;
  2. Clique no botão ;

Após clicar no botão para adicionar um novo documento, abrirá uma nova aba no seu navegador com o documento onde você poderá criar e editar o seu modelo de documento.

Configurando o logotipo, rodapé e margens. #

Acessando a aba Formatação, na parte direita da sua tela, você poderá ver as opções para editar as margens do seu documento, adicionar cabeçalho e rodapé.

Formatando as margens #

A formatação de margens, você encontra na aba Formatação, onde também poderá usar para adicionar cabeçalho e rodapé ao documento.

As margens que você editar, serão usadas como padrão para todo o documento, do cabeçalho ao rodapé.

Adicionando o logotipo no cabeçalho #

Caso você tenha inserido o logotipo do escritório nas configurações da sua conta, conforme neste artigo, marcando a opção Adicionar cabeçalho, o seu logotipo será exibido no cabeçalho do documento.

Caso necessário, você pode alterar o tamanho da imagem, basta com o botão direito do mouse em cima da imagem e clicar em Formatar imagem.

Mantenha sempre o cadeado fechado, assim caso você edite a largura ou altura da sua imagem, a proporção será mantida.

Alterando o alinhamento do logotipo #

O seu logotipo poderá ficar alinhado à esquerda, direita ou centralizado, para modificar o alinhamento, clique em uma das laterais da imagem, deixando o cursor conforme a imagem a seguir e altere o alinhamento.

Caso o seu logotipo seja uma imagem maior, você poderá adicionar ele através de uma imagem URL, como mostramos logo a seguir.

Adicionando o rodapé #

Para adicionar o rodapé, basta marcar a opção Adicionar rodapé, ainda na aba de Formatação, logo abaixo da opção de adicionar o cabeçalho.

O sistema irá preencher automaticamente com os dados que você cadastrou nos dados da sua conta no menu Configurações na aba Conta e Pagamento, mas caso necessário, você pode editar os dados preenchidos para salvar o modelo padrão.

Caso o seu rodapé seja uma imagem, você poderá adicionar ela através de uma imagem URL, como mostramos logo a seguir.

Adicionando o logotipo ou rodapé por URL #

Para adicionar uma imagem por URL, seja ela para o cabeçalho ou rodapé do seu documento, você precisa publicar a sua imagem em algum site para importa-la através de URL, no exemplo a seguir, utilizei o site https://uploaddeimagens.com.br.

Publicando a imagem #

  1. Acesse https://uploaddeimagens.com.br;
  2. Escolha a imagem que você quer publicar e clique em Carregar imagem;
  3. Clique com o botão esquerdo do mouse em cima da imagem para abrir ela;
  4. Quando sua imagem abrir, clique com o botão direito do mouse e clique novamente em Copiar endereço da imagem, guarde esse link pois vamos usar ele para inserir no documento.

Inserindo na ADVBOX #

  1. Escolha onde você quer inserir a imagem, se for no cabeçalho, na aba de Formatação marque Adicionar cabeçalho e para o rodapé Adicionar rodapé;
  2. Clique no ícone conforme a imagem a seguir;
  3. No campo URL, cole o link da imagem que você publicou, caso você queira o seu cabeçalho preenchendo o máximo de área no seu documento, mantenha sempre o cadeado fechado e altere a largura, usando um limite de até 500 pixels e clique em OK.
  4. Pronto, sua imagem estará inserida no cabeçalho ou rodapé do documento.

💡 Dica: Evite usar esse tipo de imagem publicada através de URL para petições, agravos, recursos e afins, indicamos o uso desse tipo de imagem para documentos como contratos de honorários, procurações, propostas, enfim, documentos que o seu cliente terá contato.

Adicionando variáveis #

Para adicionar os campos de preenchimento automático, basta você clicar no ou ao longo do texto em que estiver escrevendo, digite [[ que será exibida a lista de campos para adicionar.

Salvando o documento #

Para salvar o seu documento, preste atenção em alguns detalhes, como nome do documento, origem do documento, complexidade, área de atuação. Esses detalhes poderão facilitar na hora de filtrar encontrar o documento desejado por você e os colaboradores.

Sempre salve um modelo padrão, para facilitar o trabalho e apenas duplicar a partir do modelo padrão, assim todos os modelos de documentos seguirão conforme o padrão definido.

Powered by BetterDocs